Mesmo após entrega de carteiras, alunos seguem estudando em escola de taipa em Barra do Corda (MA)

Alunos da zona rural de Barra do Corda (MA) continuam assistindo às aulas em escolas improvisadas de taipa, mesmo após a entrega de carteiras escolares realizada pela prefeitura na última terça-feira (25).

A situação foi denunciada recentemente pela vereadora Kassi Pompeu, da base do prefeito Rigo Teles, que divulgou imagens mostrando as condições precárias do local: salas sem estrutura adequada, ausência de mobiliário e paredes de barro.

Apesar da repercussão e da rápida ação do Executivo em enviar carteiras, a estrutura física das escolas segue sem melhorias. Além disso, professores da rede municipal ainda relatam que os recursos dos precatórios da educação não chegaram a diversas localidades, aumentando o clima de insatisfação na categoria.

A população cobra soluções mais efetivas e estruturais, e não apenas ações pontuais diante de denúncias públicas.

 | Comente a matéria

Porto do Itaqui impulsiona economia e Eric Costa parabeniza governador Brandão

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eric Costa destacou os dados recentes divulgados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), que colocam o Maranhão como o segundo maior exportador do Nordeste em 2024, com mais de US$ 5,6 bilhões em vendas externas.

Assista ao vídeo:

“O Maranhão vem consolidando sua força no cenário nacional, e muito disso se deve à eficiência do nosso porto e ao compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento econômico. Os resultados falam por si”, afirmou o deputado.

Eric Costa reforçou ainda que os bons números são reflexo de uma gestão comprometida com a modernização da logística, o estímulo ao setor produtivo maranhense e a geração de empregos. “Esse crescimento significa mais oportunidades de trabalho para o nosso povo”, concluiu.

 | Comente a matéria

Dr. Thiago Campos propõe criação de canal para denúncias de maus-tratos contra animais em Barra do Corda

Com sensibilidade e compromisso com o bem-estar dos animais, o vereador Dr. Thiago Campos apresentou uma importante indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando a criação de um canal direto para denúncias de maus-tratos contra animais em Barra do Corda.

A proposta visa estabelecer um meio acessível e eficaz para que a população possa relatar casos de crueldade, negligência, abandono ou abuso cometidos contra animais, contribuindo com a fiscalização e a proteção da causa animal.

Segundo o vereador, a sociedade tem demonstrado crescente preocupação com episódios de maus-tratos, e o poder público precisa agir com firmeza e responsabilidade.

“Precisamos de um canal prático, como telefone, WhatsApp ou formulário eletrônico, para que o cidadão possa denunciar. E mais que isso: é fundamental que essas denúncias tenham consequências. Quem maltrata um animal precisa ser responsabilizado”, afirmou Dr. Thiago.

A proposta ainda prevê a aplicação de multas administrativas para os responsáveis pelos atos de maus-tratos, como forma de desestimular essas práticas criminosas. A ideia é que os recursos arrecadados sejam revertidos para ações de cuidado e proteção, como:

🔹 Campanhas de castração e vacinação;

🔹 Apoio a projetos de adoção;

🔹 Manutenção de abrigo e resgate de animais em situação de rua.Dr. Thiago Campos reforçou que a iniciativa não se trata apenas de punição, mas de construir uma política pública permanente de respeito e proteção aos animais em Barra do Corda.

“Cuidar dos animais também é cuidar da saúde pública e da dignidade da nossa cidade. A proteção animal deve ser um compromisso de toda gestão responsável”, destacou o parlamentar.

Agora, cabe ao Poder Executivo avaliar e implantar a sugestão. A população, por sua vez, segue contando com a vigilância e atuação firme do vereador em defesa das causas sociais e da vida em todas as suas formas.

 | Comente a matéria

Hildo Rocha propõe emenda para evitar prejuízos a pescadores artesanais

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) apresentou uma emenda à Medida Provisória 1.303/2025, que transfere para as prefeituras a responsabilidade pela homologação do Seguro-Defeso — benefício pago a pescadores durante o período de reprodução dos peixes.

Segundo o parlamentar, a mudança pode prejudicar os pescadores e sobrecarregar os municípios com atribuições que hoje são da esfera federal. Rocha alerta que, embora a medida tenha como objetivo combater fraudes, repassar essa tarefa às prefeituras não é solução adequada e pode gerar mais problemas do que soluções.

Na emenda, o deputado propõe que a fiscalização e auditorias sejam feitas apenas em municípios com número de beneficiários acima da média estadual ou nacional, evitando impacto negativo aos trabalhadores da pesca artesanal.

Rocha também defende que o controle do benefício permaneça com órgãos federais, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Pesca, com reforço na fiscalização para coibir fraudes, sem prejudicar quem realmente depende do seguro-defeso.

 | Comente a matéria

Com foco em obras estruturantes e inclusão social, Eliziane realiza agenda estratégica no Sul do Maranhão

“A senadora já destinou mais de R$ 35 milhões para o sul do Maranhão para as áreas de saúde, cidadania, infraestrutura”.

Senadora Eliziane ao lado prefeito de Balsas, Alan da Marisol

Em uma agenda estratégica no Sul do Maranhão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região e ampliou o diálogo com a classe política, o setor produtivo e a população.

A visita passou por importantes municípios como Balsas, João Lisboa e Governador Edison Lobão (Riberãozinho) e também Imperatriz, combinando ação social, audiência pública e articulação política.

Eliziane realiza ação social em Balsas ao lado do prefeito

Reconhecida por sua atuação firme em defesa do Maranhão, Eliziane já destinou mais de R$ 35 milhões em emendas parlamentares para o Sul do estado, contemplando áreas como saúde, cidadania e infraestrutura.

Nos dias 20 e 21 de junho, o município de Balsas foi palco de dois momentos marcantes: a Caravana Fome e Sede de Justiça, maior ação social do estado, com milhares de atendimentos gratuitos à população; e a realização de uma audiência pública sobre a construção do Anel Viário, obra considerada essencial para melhorar a mobilidade urbana e o escoamento da produção agrícola da região.

A audiência contou com a presença do prefeito Alan da Marissol, vereadores, representantes do DNIT, lideranças do setor produtivo e população local. A senadora se comprometeu a levar o tema ao Governo Federal e à bancada maranhense, defendendo a viabilização do projeto como eixo estratégico para o desenvolvimento regional.

“Saímos de Balsas com encaminhamentos fundamentais para a concretização do projeto do Anel Viário da cidade e a proposta de reunião com o Ministério dos Transportes e a Casa Civil”, destacou a senadora Eliziane.

O prefeito Alan da Marissol agradeceu a realização da Caravana e destacou a importância da audiência:

Audiência pública com o prefeito debatendo o Anel Viário de Balsas

“Nós agradecemos a realização da Caravana que proporcionou cidadania e dignidade a população de Balsas e região. Agradecemos também à senadora por prontamente atender nosso pedido de realizar essa audiência pública. Tenho certeza de que ela estará à frente desse projeto tão importante para a mobilidade e a segurança do trânsito de Balsas.”

Visita aos municípios

A agenda institucional da senadora também incluiu encontros em outras cidades acompanhada pelo deputado estadual Claudio Cunha.

Em Imperatriz, a senadora visitou a Associação de Familiares e Amigos de pessoas com Autismo de Imperatriz (AFAGAI) e foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Adhemar Alves de Freitas Jr e pela presidente da AFAGAI, Ester Cristina e um grupo de mães atípicas.

Já em Governador Edison Lobão (Riberãozinho), a visita teve tom de parceria e construção de soluções locais, com a participação do prefeito Flávio Soares e lideranças políticas. A senadora destinou recursos para a área da saúde do município.

Na cidade de João Lisboa, o prefeito Dr.Fábio Holanda agradeceu a presença da parlamentar e o apoio ao município.

”A senadora está de parabéns por ser essa pessoa sempre acessível e disposta a ajudar o povo do Maranhão. É uma grande alegria recebê-la aqui na nossa cidade”, destacou o prefeito.

 | Comente a matéria

Grave acidente na BR-226 deixa motorista ferido próximo a Grajaú

Um grave acidente envolvendo três veículos foi registrado na tarde deste sábado (21), na BR-226, nas proximidades de Grajaú, no Maranhão. Segundo informações preliminares, o motorista de um caminhão boiadeiro perdeu o controle da direção e provocou a colisão.

O condutor do caminhão ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhado ao Hospital Regional de Grajaú. Já os motoristas dos outros veículos tiveram apenas ferimentos leves e receberam atendimento no local.

Apesar da gravidade do acidente, o Samu confirmou que não houve vítimas fatais.

 | Comente a matéria