Ordem de serviço para contenção de erosões em Açailândia é assinada; Hildo Rocha destaca articulação para garantir recursos federais

Ordem de serviço para conter erosões em Açailândia é assinada com investimento de R$ 59 milhões.

Foi assinada a ordem de serviço para as obras de contenção de três grandes voçorocas em Açailândia, com investimento de R$ 59 milhões. A intervenção beneficiará áreas da Nova Açailândia II, Glória City e Laranjeiras II, onde o avanço das erosões ameaça centenas de famílias.

O deputado federal Hildo Rocha destacou que os recursos foram viabilizados por meio do PAC, em articulação com o Governo Federal, o Governo do Maranhão, a Prefeitura de Açailândia e outras lideranças políticas.

O governador Carlos Brandão afirmou que a obra representa um marco para o município e ressaltou que o Estado elaborou o projeto técnico e garantiu a contrapartida necessária para a execução.

O prefeito Dr. Benjamin de Oliveira destacou que a intervenção levará mais segurança e qualidade de vida à população, encerrando uma espera de muitos anos pela solução do problema.

A expectativa é que as obras sejam iniciadas nos próximos meses, garantindo mais proteção às famílias que vivem nas áreas de risco.

 | Comente a matéria

Senador Weverton reforça ações de combate à violência contra a mulher no Maranhão

O enfrentamento à violência contra a mulher tem reunido ações voltadas tanto ao fortalecimento da segurança pública quanto ao aperfeiçoamento da legislação. Ao longo do mandato, Weverton Rocha garantiu a entrega de nove Patrulhas Maria da Penha e dezenas de viaturas semiblindadas, ampliando a estrutura das forças de segurança no Maranhão.

As Patrulhas Maria da Penha são especializadas no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, realizando ações preventivas, visitas periódicas e a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas. O objetivo é oferecer mais segurança às vítimas e reduzir os casos de reincidência.

Além dos investimentos na estrutura da segurança pública, Weverton também contribuiu para o fortalecimento da legislação. Ainda como deputado federal, foi autor da lei que endureceu as penas para crimes de feminicídio, com punições mais severas em situações de maior vulnerabilidade da vítima ou quando o crime é cometido na presença de filhos ou pais.

As iniciativas reforçam uma atuação voltada à ampliação da rede de proteção às mulheres, combinando investimentos em segurança, fortalecimento das instituições e medidas legais para enfrentar a violência e oferecer mais proteção às famílias maranhenses.

 | Comente a matéria

Dr. Adriano declara apoio e vai liderar campanha de Braide em Barra do Corda

Na manhã desta quinta-feira (25), Eduardo Braide (PSD) postou um vídeo recebendo o apoio do médico Dr. Adriano, que foi candidato a prefeito em Barra do Corda nas últimas eleições, quando obteve cerca de 40% do votos.

Com a aliança, Dr. Adriano assume protagonismo e vai coordenar a campanha de Braide ao governo do Maranhão em Barra do Corda e algumas cidades vizinhas. Além de Dr. Adriano, participaram do vídeo o vereador Rivelino do Alim (PRD) e a ex-vereadora e atual 1ª suplente Iza Batista (PRD), ambos estiverem ao lado de Dr. Adriano no anúncio.

Esse movimento começa a desenhar o jogo político em Barra do Corda, onde o pré-candidato Orleans Brandão (MDB) terá o apoio do prefeito Rigo Teles (MDB) e do grupo de situação. Por outro lado, Eduardo Braide (PSD) terá o apoio do Dr. Adriano (PRD) e ao que tudo indica do grupo de oposição em Barra do Corda.

No vídeo, eles anunciam ainda que em breve Eduardo Braide estará nas ruas de Barra do Corda ao lado do Dr. Adriano e demais lideranças iniciando sua pré-campanha na cidade com um time fortalecido.

 | Comente a matéria

Em visita ao Centro de Lançamento de Alcântara senadora Eliziane Gama destaca investimentos sociais e importância estratégica da base

Durante visita institucional ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta terça-feira (23), a senadora Eliziane Gama acompanhou ações e projetos sociais financiados por emendas parlamentares de sua autoria, com destaque para o Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido na Escola Caminho das Estrelas (ECE), em parceria com a Força Aérea Brasileira.

O programa havia sido descontinuado em no final de 2023 e voltou a funcionar neste ano após a destinação de emenda parlamentar da senadora, permitindo a retomada das atividades com a reintegração de crianças ao projeto e a ampliação do atendimento no município.

Ao todo, os investimentos destinados pela senadora ao município de Alcântara somam R$ 1.509.474,72, aplicados em áreas como saúde e inclusão social, incluindo atenção primária, saúde bucal, média e alta complexidade e o fortalecimento do PROFESP.

O programa atende atualmente cerca de 50 crianças e oferece atividades de reforço escolar, práticas esportivas, acompanhamento psicopedagógico, alimentação e ações de cidadania, com foco na formação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A retomada das atividades foi marcada por emoção entre equipe e comunidade atendida, especialmente pelo retorno das crianças ao ambiente de convivência, aprendizado e esporte após o período de interrupção.

Durante a agenda, o coronel aviador Adalberto de Rezende Rocha Júnior destacou a relevância da visita e o impacto das ações desenvolvidas na base.

“É uma honra recebê-la aqui. O sentimento é de gratidão pela sensibilidade em apoiar um projeto tão importante e especial, que transforma a vida de crianças e fortalece o trabalho desenvolvido pela Aeronáutica em Alcântara”, afirmou.

A senadora ressaltou a importância do programa na formação das crianças atendidas.

“É muito significativo ver de perto o resultado de políticas públicas que unem inclusão social, educação e esporte. O PROFESP garante dignidade, oportunidades e cidadania para essas crianças”, afirmou.

Ela também reforçou a relevância estratégica do Centro de Lançamento de Alcântara para o país.

“O Centro de Lançamento de Alcântara representa soberania tecnológica, desenvolvimento científico e oportunidades para o Maranhão e para o Brasil. Esse é um projeto que precisa ser fortalecido como política de Estado”, completou.

 | Comente a matéria

Daniella amplia acesso à saúde e viabiliza mutirão de cirurgias de joelho no Leste Maranhense

A deputada estadual Daniella anunciou a realização de um Mutirão de Cirurgias de Joelho no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), em Caxias, reforçando o atendimento de saúde no Leste Maranhense.

A ação será realizada em duas etapas, de 2 a 4 de julho e de 18 a 21 de julho, beneficiando pacientes que aguardam pelo procedimento e contribuindo para a redução da fila de espera por cirurgias ortopédicas na região.

A iniciativa foi construída em parceria com a direção do HTO e faz parte do trabalho da parlamentar em defesa da ampliação do acesso aos serviços de saúde. Segundo Daniella, o mutirão representa mais qualidade de vida, dignidade e atendimento para quem espera pela cirurgia.

Com a confirmação das datas, a expectativa é garantir mais agilidade nos procedimentos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos.

 | Comente a matéria

Parlamentar presente e municipalista, Daniella mantém agenda intensa pelo Maranhão

Enquanto muitos aproveitam os fins de semana para desacelerar, a deputada estadual Daniella seguiu em ritmo acelerado, cumprindo uma extensa agenda de compromissos em diferentes municípios maranhenses.

Entre reuniões com lideranças, visitas institucionais, fiscalização de obras e encontros com a população, a parlamentar demonstrou mais uma vez o estilo de atuação que tem marcado seu mandato: presença constante nos municípios e diálogo direto com as comunidades.

A maratona começou ainda na quinta-feira, em Caxias, com participação no projeto Cozinha Comunitária, seguida de reunião com integrantes de sua base política no município. Já próximo da meia-noite, Daniella esteve acompanhando de perto obras de pavimentação no centro da cidade, reforçando uma característica que se tornou marca de sua atuação: a fiscalização permanente das ações que impactam diretamente a vida da população.

Na sexta-feira, a deputada cumpriu agenda voltada para a área da saúde, com visitas institucionais ao Hospital de Trauma e Ortopedia e à Regional de Saúde, acompanhando demandas e dialogando com profissionais e gestores do setor.

O sábado foi marcado por uma verdadeira peregrinação política pelo interior do estado. A agenda começou em Caxias, durante café da manhã com lideranças locais, seguiu por Paraibano, Sucupira do Norte e pelo povoado Santa Rita do Sul, em Panelas, reunindo-se com lideranças comunitárias, ouvindo reivindicações e fortalecendo parcerias políticas e institucionais.Já no domingo, Daniella esteve em comunidades rurais de Presidente Dutra, participando de cafés da manhã nos povoados Palma e Calumbi, mantendo o contato próximo com moradores e lideranças da região.

O ritmo intenso da parlamentar reflete um mandato construído sobre a presença territorial e a escuta ativa da população. Não por acaso, Daniella vem sendo apontada nos bastidores políticos como uma das deputadas estaduais com maior potencial de reeleição em 2026.

A ampla capilaridade construída ao longo dos últimos anos, somada à atuação parlamentar voltada para pautas sociais, municipalistas e de defesa das mulheres, tem ampliado sua aceitação em diversas regiões do Maranhão.

Mais do que números ou projeções eleitorais, a movimentação do último fim de semana evidencia uma característica reconhecida até mesmo por adversários: Daniella não reduz o ritmo. Entre estradas, reuniões, visitas e fiscalização de obras, a deputada segue transformando presença em capital político e reforçando a imagem de uma parlamentar que faz da proximidade com a população uma das principais marcas de seu mandato.

 | Comente a matéria