Eliziane Gama desponta como principal nome ao Senado nas chapas aliadas de Lula no Maranhão

A lealdade ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão garantiu à senadora Eliziane Gama (PSD) uma posição estratégica para as eleições de 2026: a possibilidade de disputar a reeleição ao Senado em qualquer cenário de composição política envolvendo o PT e seus aliados.

Hoje, Eliziane é considerada prioridade em um eventual palanque lulista no estado. Se a candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT) ao governo for confirmada, ela será a primeira opção para a vaga de senadora na chapa.

Em uma possível união do PT com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), o nome de Eliziane também está assegurado. Até mesmo em um cenário improvável de recomposição entre os grupos de Flávio Dino e de Carlos Brandão, sua presença nas articulações é tida como obrigatória.

O prestígio da senadora ganhou ainda mais força com as recentes movimentações em Brasília, que garantiram a Felipe Camarão o apoio dos partidos da base de Lula – entre eles PT, PCdoB e PSB – para 2026.

A postura fiel de Eliziane ao presidente e ao campo progressista a consolidou no núcleo mais próximo de Lula no estado, ampliando suas chances de permanecer no Senado.

Assim, seja qual for a configuração das alianças no próximo pleito, Eliziane Gama desponta como nome praticamente certo nas chapas majoritárias, reforçando seu peso político no tabuleiro eleitoral maranhense.

 | Comente a matéria

Prefeito Fernando Pessoa e Orleans Brandão anunciam importantes conquistas para Tuntum em agenda em São Luís

Nesta quinta-feira (07/08), o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, esteve em São Luís cumprindo uma agenda de compromissos institucionais com autoridades do Governo do Estado. Durante as visitas, o gestor tratou de importantes demandas do município e garantiu conquistas significativas para a população tuntuense.

Fernando Pessoa foi recebido pelo secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pela equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelo secretário de Governo, Márcio Machado. Entre os principais anúncios feitos durante os encontros, destacam-se:

  • Início da obra do novo Hospital Municipal de Tuntum, uma conquista importante que ampliará e modernizará os serviços de saúde no município;
  • Implantação de uma unidade do Viva/Procon, que facilitará o acesso da população a serviços essenciais e à defesa do consumidor;
  • Retomada das obras do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia), que oferecerá mais oportunidades de educação técnica e profissionalizante para os jovens de Tuntum.

As parcerias firmadas com o Governo do Estado reforçam o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de Tuntum e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Estamos trabalhando incansavelmente para trazer mais avanços e oportunidades para o nosso povo. Essas conquistas são fruto de diálogo, responsabilidade e compromisso com quem mais precisa”, destacou o prefeito Fernando Pessoa.

 | Comente a matéria

Avião que saiu de São Luis faz pouso forçado em Brasília após ameaça de bomba

Imagem Tv Globo

Após receber uma ameaça de bomba um avião da Azul que saiu de São Luis do Maranhão com destino a Campinas em São Paulo foi obrigado a fazer um pouso de emergência, na noite da última quinta-feira, 7, no Aeroporto Internacional de Brasília.

A companhia responsável pelo voo em questão afirmou que a decisão e mudança no plano de voo foi feita de forma preventiva, após receber a denúncia de que haveria um artefato explosivo, ou seja, uma bomba no avião.

O avião contava com 170 passageiros na hora que precisou fazer o pouso forçado na capital federal. Segundo as informações divulgadas pela companhia, tanto os passageiros quanto os tribpulantes desembarcaram em segurança na capital federal.

A aeronave pouso por volta das 2045 da noite de ontem. Em nota a Polícia Federal (PF) informou que descartou a presença de bomba no avião e a viagem foi retomada.

A polícia investiga agora que foi o responsável por fazer a denúncia da ameaça de bomba no avião.

 | Comente a matéria

ATENÇÃO: IFMA abre vagas para professores e técnicos com salários de até R$ 13 mil

Em Barra do Corda, apenas Licenciatura em Educação Física com 16 vagas ampla

Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu 124 vagas em concurso público, sendo 95 para professores e 29 para técnicos administrativos. Os salários variam de R$ 2.483,52 a R$ 13.288,85, conforme o cargo e a titulação.

As inscrições serão feitas pelo site da Fundação Sousândrade:

  • Professores: de 19 de agosto a 9 de setembro (taxa de R$ 160)
  • Técnicos administrativos: de 13 de agosto a 8 de setembro (taxas de R$ 90 a R$ 120)

Haverá reserva de vagas para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além da possibilidade de isenção da taxa para inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea.

As vagas são para diversas áreas e campi do IFMA. Os editais completos estão disponíveis no link www.fsadu.org.br.

 | Comente a matéria

Ministro garante a Eliziane que Anel Viário de Balsas será incluído no PAC Obras

Em reunião realizada nesta terça-feira (5), a pedido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu ao prefeito de Balsas, Alan da Marissol, e a vereadores do município que a solicitação para a construção do Anel Viário será atendida. Com o sinal positivo, o projeto será incluído no PAC Obras.

O ministro afirmou que o governo está empenhado em inserir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que o projeto, inclusive, já está concluído no âmbito da pasta.

A boa notícia foi anunciada após o ministro receber, em seu gabinete, uma comitiva de autoridades liderada pela senadora Eliziane Gama.

“Nós concluímos o projeto. Estamos trabalhando para incluir a obra no PAC e, nos próximos dias, vamos publicar a licitação”, afirmou o ministro, em vídeo gravado ao final do encontro.

De acordo com Eliziane, que articulou a reunião, a implantação do contorno rodoviário de Balsas é uma luta histórica do município e de toda a região.

 | Comente a matéria

Jovem atleta de Barra do Corda é convocada para a Seleção Brasileira de Vôlei Sub-19

A cidade de Barra do Corda (MA) volta a ganhar destaque no cenário esportivo nacional. A jovem atleta Grazielly Ferry, de apenas 15 anos, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de Vôlei Feminino Sub-19.

Filha do médico Dr. Jerônimo Ferry e de Vanessa, Grazielly vem se destacando nas quadras com seu talento, disciplina e dedicação.

A convocação é motivo de orgulho não apenas para a família, mas para toda a comunidade barracordense, que tem acompanhado de perto sua trajetória.

A atleta segue os passos de outras grandes revelações da cidade, como a líbero Nyeme Victória, que saiu de Barra do Corda e conquistou seu espaço na seleção principal. Nyeme, inclusive, é apontada como uma das inspirações de Grazielly, representando um exemplo de superação e sucesso no esporte.A convocação de Grazielly reforça a força do voleibol local e evidencia o potencial dos jovens atletas da região.

Com estrutura ainda modesta, mas com muita garra e paixão pelo esporte, Barra do Corda continua sendo um celeiro de talentos para o voleibol brasileiro.

 | Comente a matéria