Em reunião na ANM, Hildo Rocha discute atualização dos critérios de partilha de recursos da CFEM, conquista que assegura reforço de caixa para 23 municípios maranhenses

Hildo Rocha participou de reunião na Agencia Nacional de Mineração que tratou sobre a atualização dos critérios de partilha de R$ 463.145.884,72 aos estados e municípios produtores minerais.

O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de fevereiro e que está sendo distribuída regularmente em março. Do total a ser distribuído, os estados e o Distrito Federal receberão R$ 92.629.178,51. O restante, R$ 370.516.706,21 será distribuído entre 2.165 municípios, 23 são do Maranhão.

Além de Hildo Rocha e do deputado federal Cleber Verde, também participaram da reunião o Diretor-Geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa; o prefeito de São Luis, Eduardo Braide e o 1º vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), prefeito de Bom Jesus das Selvas, Luis Fernando Lopes Coelho.

De acordo com Hildo Rocha, ainda existiam dúvidas com relação à partilha dos valores entre os 23 municípios maranhenses, que estão no eixo da Ferrovia Carajás, que tem direito a receber recursos provenientes da CFEM.

 | Comente a matéria

Pavimentação asfáltica viabilizada por Hildo Rocha é inaugurada em São Domingos do Maranhão

A comunidade de Lagoa Nova, no município de São Domingos, recebeu mais um benefício viabilizado por meio de emenda parlamentar de Hildo Rocha. A entrega da pavimentação asfáltica aconteceu no último domingo durante ato liderado pelo prefeito Kleber Tratorzão com a presença de Hildo Rocha; primeira dama Núbia Patrol; secretário de saúde, Clodomirzinho; vereadores, secretários e lideranças políticas locais e de outros municípios do Estado.

A região da Lagoa Nova é forte na pecuária, na produção de Abacaxi, de milho e outras culturas importantes para economia local.

A implantação do asfalto é um benefício que chega para melhorar a qualidade de vida da população local.

ASSISTA AO VÍDEO

Hildo Rocha destacou que o benefício é resultado de um pedido formulado pelo vereador Antônio Cipó, representante da comunidade beneficiada.“Essa pavimentação é fruto de um pedido que o vereador Antônio Cipó fez ao deputado Hildo Rocha, na época em que eu exercia mandato de deputado federal. Eu coloquei a emenda, para que o prefeito Kleber Tratorzão pudesse fazer essa importante obra que beneficia parte da população de Lagoa Nova”, sublinhou.E tem mais…Hildo Rocha enfatizou que além da pavimentação asfáltica está prevista a implantação de pavimentação em bloquetes. “Também a pedido do vereador Antônio Cipó e do Clodomirzinho, já fizemos a alocação dos recursos para que o governador Carlos Brandão possa ampliar os serviços de pavimentação, assegurando, portanto, mais benefícios para a outra parte da população que ainda não foi beneficiada”, disse Hildo Rocha.

Homem ligado aos municípios o prefeito Kleber Tratorzão agradeceu e ressaltou que Hildo Rocha é um homem ligado aos municípios. “Essa é mais uma obra importante para o desenvolvimento do nosso município. São Domingos e o povo de Lagoa Nova agradece demais ao deputado Hildo Rocha. Estamos Juntos!”, enfatizou Tratorzão.“O meu sentimento, de estar em cima do asfalto hoje, é de gratidão e uma alegria muito grande porque essa população vivia sofrendo na lama e agora nós temos o privilégio de receber essa obra tão importante viabilizada por Hildo Rocha. Eu peço a Deus que cubra ele de bondade e que ele possa voltar para a Câmara para exercer o cargo de deputado federal porque ele merece”, afirmou Raimundo Bitor Neto, o popular Ferreirão, morador da comunidade beneficiada.

No evento prestigiado também participaram do ato, os prefeitos José Martinho, de Cantanhede e Zezão, de Governador Luís Rocha e a vice-prefeita Geraldina e vários vereadores vereadoras de São Domingos e região.

 | Comente a matéria

Oposição liderada por Adriano Brandes em Barra do Corda ganha força com mais adesões

O cenário político em Barra do Corda está passando por mudanças significativas que têm impacto direto no grupo liderado pelo prefeito Rigo Teles e fortalecem a oposição liderada pelo médico Adriano Brandes.

Nas últimas semanas, testemunhamos um desmoronamento gradual da base aliada de Teles, com várias lideranças anunciando o rompimento com sua gestão. O ponto de partida desse desmoronamento foi a saída da ex-secretária de saúde Vanessa Fonseca, seguida pela Vereadora Iza Batista e outros líderes locais.

O vice-prefeito Marcos Amorim e seu genro, o vereador e vice-presidente da câmara municipal, professor Abraão, também anunciaram seu afastamento.

O movimento mais recente que chacoalhou o grupo de Rigo Teles foi a adesão do ex-vice-prefeito Aristides Milhomem e sua esposa Jaine Milhomem à oposição.

Essas mudanças indicam um crescente descontentamento com a gestão atual e uma crescente confiança na proposta apresentada pela oposição.

A reeleição que antes parecia certa para Rigo Teles agora enfrenta desafios inesperados, enquanto a oposição em Barra do Corda se fortalece a cada novo movimento. Este cenário está redefinindo o tabuleiro político local e promete uma disputa acirrada nas próximas eleições municipais.

Jornal Maranhense

 | Comente a matéria

QUE FASE! Na lanterna do Maranhense, Cordino perde mais uma

Em partida realizada na tarde deste domingo, no estádio Castelão, pela décima primeira rodada do Maranhense a Onça de Barra do Corda perdeu mais uma.

MAC e Cordino no Castelão — Foto: Iury Oliveira/MAC

Com gols marcados em tempos distintos, mas pelo mesmo jogador: Ronald Camarão. Meia-atacante marcou aos 12 da etapa inicial e aos 32 do segundo tempo.

Restando apenas três jogos no estadual, o Cordino segue como lanterna com apenas seis pontos.

O Cordino visita o Moto Club, no sábado (16), no Nhozinho Santos.

 | Comente a matéria

Em Fernando Falcão, Samuel o “Samu” comemora aniversário com amigos

O jovem Samuel, o “Samu” celebrou mais um capítulo de sua vida em grande estilo, reunindo familiares, amigos para uma comemoração de aniversário emocionante.

O evento foi marcado com um bom churrasco em clima de alegria para comemorar a data importante deste fernandense bastante querido no município.

Entre os convidados ilustres, destacaram-se a presença do empresário Oilson Araújo e o titular deste blog, Leonilson Mota.

 | Comente a matéria

Fernando Pessoa, equipe da Defesa Civil e Ministério Público visitam áreas afetas pelas chuvas em Tuntum

Durante toda esta quinta-feira (07), o prefeito Fernando Pessoa visitou os pontos afetados pela chuvas em Tuntum, acompanhado das equipes de Segurança Pública, Defesa Civil, Infraestrutura, Assistência Social, Saúde e representante do Ministério Público.

Vários pontos da cidade de Tuntum e zona rural foram afastados pela fortes chuvas dos últimos dias que trouxeram alagamentos de ruas, alagando residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos enorme a população.

Se necessário, entre em contato com a Segurança Pública e Defesa Civil através do número, que também é WhatsApp: (99) 99154-5846.

 | Comente a matéria