DOSE ÚNICA: Ministro da Saúde anuncia antecipação da entrega de 3 milhões de doses da vacina Janssen

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta sexta-feira (4) que o governo conseguiu antecipar com a farmacêutica Janssen a entrega de 3 milhões de doses da vacina contra a Covid para este mês.

O Brasil firmou um acordo com a Janssen de 38 milhões de doses. As remessas estavam previstas para chegar a partir dos próximos meses.

“A vacina da Janssen, nós já tinhamos acertado com a Janssen 38 milhões de doses da vacina, nós conseguimos antecipar 3 milhões. Chega agora no mês de junho”, disse o ministro.

A vacina da Janssen requer a aplicação só de uma dose, ao contrário da maioria das vacinas sendo aplicadas atualmente contra a Covid, que exigem duas doses.

“Estamos organizando com o Conass e Conasens a estratégia de distribuição dessa vacina. A principal característica dessa vacina é que ela é dose única, então, sendo dose única, são 3 milhões de brasileiros a mais imunizados de forma completa contra a Covid-19”, continuou o ministro.

O governo tenta antecipar a entrega de vacinas já contratadas para acelerar o ritmo da vacinação no país, considerado lento por especialistas.

Até a noite de quinta-feira (3), 47.718.537 de brasileiros haviam recebido a primeira dose, o que corresponde a 22,53% da população.

 | Comente a matéria

Fernando Pessoa recebe deputados, prefeitos e lideranças para debater política estadual

Nesta sexta-feira (04) o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa recebeu várias lideranças politicas da região e o estado em sua propriedade para um almoço.


Entre as lideranças estavam o presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, o deputado federal Edilázio, o deputado estadual Ciro Neto, o ex-prefeito Juran Carvalho, os prefeitos Salomão Barbosa de Santa Filomena, Deibson Balé de Trizidela do Vale, Bigu de Santo Antônio dos Lopes, Junior Xavier de Bernardo Mearim, Adilson Machado de Paulo Ramos, João Igor de São Bernardo, a ex-prefeita Dulcinha de Satubinha, Inácio Melo e o vice-prefeito de Tuntum Nelson do Nanxi, além de vereadores de Tuntum, Santa Filomena, Presidente Dutra e Trizidela.

Na pauta principal a política estadual e o fortalecimento da candidatura do Senador Weverton.

 | Comente a matéria

Dados apontam o Maranhão como o estado com menor taxa de mortalidade por Covid

Segundo reportagem exibida no Jornal Nacional, da TV Globo, o Maranhão tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 do Brasil. A informação foi confirmada durante reportagem sobre o depoimento da médica Nise Yamaguchi, na CPI da Covid.

O jornal contestou a informação dada pela médica sobre mortalidade e publicou um gráfico com o dado correto. “O Estado com a menor taxa de mortalidade do país é o Maranhão”, disse o JN.

Desde 2020, o Maranhão vem mantendo a menor taxa de mortalidade por coronavírus, o que já foi confirmado por diversos levantamentos nacionais independentes.

 | Comente a matéria

Operação conjunta apreende cocaína avaliada em R$ 10 milhões em uma fazenda no município de Fernando Falcão (MA)

Por Ivan Silva, Barra do Corda News

Uma grande apreensão de droga (cocaína e pasta base), avaliada em R$ 10 milhões, foi realizada em Fernando Falcão, região Central do Estado, nesta quarta-feira (02/06/2021), durante ação conjunta desencadeada pelas Polícias Civil e Militar. 

O entorpecente foi localizado junto com armas, em uma fazenda que tem até pista de pouso. Durante a ação policial dois homens foram presos.

Ao todo foram apreendidos 92 tabletes de cocaína e pasta base. A droga, armas e as duas pessoas presas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Barra do Corda para a tomada das providências cabíveis. 

 | Comente a matéria

Tuntum terá time disputando Campeonato Maranhense de Futebol

Nesta terça-feira (01), foi um dia histórico para o esporte tuntuense, o prefeito Fernando Pessoa, ao lado do secretário Municipal de Esportes Walber Lopes, assinou a fundação do Tuntum Esporte Clube, time de futebol profissional, que irá disputar a segunda divisão do Campeonato Maranhense de Futebol.

O ato representa a realização de um sonho dos amantes do futebol, e sem Tuntum levará o nome do município além das fronteiras do estado.

O Tuntum Esporte Clube tem como seu primeiro presidente o ex-jogador e amante do futebol Chiquinho

 | Comente a matéria

Blogueiro que recebia sem trabalhar em Tuntum passa a perseguir atual gestão

Blogueiro que não tem nenhuma credibilidade em Tuntum, e que fazia parte do grupo que recebiam salários altos sem trabalhar na gestão do ex-prefeito
Cleomar Tema, grupo estes conhecido em Tuntum como “Os Fantasma”, vem tentando desqualificar a gestão do atual prefeito Fernando Pessoa.

A gestão de Fernando Pessoa a frente do município de Tuntum vem tendo altos índices de aprovação, porém é perseguido por este blogueiro por ter o obrigado a ir trabalhar, em sala de aula, coisa que ele não fazia na gestão do ex-prefeito Cleomar Tema.

 | Comente a matéria