Vênus e Júpiter “se encontram” no céu nesta terça-feira, 30 de junho

Olhe para o oeste durante o pôr do sol e depois que escurecer: os dois planetas vão ficar cada vez mais próximos até ficarem colados um no outro.

Venus_Jupiter_26jun2015a

Se você parou para curtir o pôr do sol em algum fim de tarde de junho, deve ter reparado em dois pontos bastante luminosos um pouco acima da linha do horizonte, naquela mesma direção oeste. Eram os planetas Vênus e Júpiter, os mais brilhantes do nosso céu noturno.

No último fim de semana eles formaram um incrível triângulo junto da lua crescente, mas desde o começo do mês têm proporcionado um verdadeiro espetáculo aos amantes de astronomia. Enquanto ficam cada vez mais próximos um do outro, vão preparando o caminho para o gran finale que ocorre nesta terça-feira (30).

De acordo com a NASA, o fenômeno poderá ser visto durante o poente do sol. Ou seja, no momento em que o sol se põe é preciso olhar para o oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, confirma que o melhor horário para ver os planetas é no pôr-do-sol. “Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar”, diz.

*Extraído da Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *