População já pode se vacinar contra gripe

O grupo prioritário formado por doentes crônicos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, professores, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e os povos indígenas têm até 19 de maio para receber a vacina contra influenza. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu a vacina para as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS). A meta é vacinar 80% da população prioritária.

De acordo com a chefe do Departamento do Controle das Doenças Imunopreviníveis da SES, Helena Almeida, a mobilização tem como objetivo principal reduzir as complicações, internações e mortalidades causadas pela gripe.

Onde vacinar

A vacina está disponível nos 217 municípios do Maranhão em unidades e postos de saúde da rede pública municipal e estadual.

Conheça os três tipos de vírus da gripe

Tipo A: responsável por epidemias sazonais e pode causar grandes pandemias (os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos)

Tipo B: Causa epidemias sazonais

Tipo C: causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemiasA vacina contra Influenza protege contra subtipos do Influenza A e B, entre eles o H1N1Fonte: MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *