Fórum discute a educação de jovens e adultos no Maranhão

Encontro foi realizado pelo IFMA nos dias 29 e 30 de agosto no Teatro Viriato Corrêa, no Campus Monte Castelo em São Luis com participação de alunos de Barra do Corda .

PROEJA-3

Com foco no fortalecimento do ensino para jovens e adultos e em uma pedagogia escolar que leve em consideração a realidade desse público, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu o Fórum Proeja, nos dias 29 e 30 de agosto.

Do encontro realizado no Teatro Viriato Corrêa, no Campus Monte Castelo, participaram cerca de 110 alunos formandos do curso de especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A iniciativa buscou compartilhar relatos de experiências e pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos do curso de especialização. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de exibir seus trabalhos. Também puderam acompanhar a palestra “Desafios do Proeja no Estado do Maranhão”, da professora do IFMA Vânia Mondego, que faz doutorado em Educação na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O Curso

Voltado para profissionais que atuam em escolas públicas, o curso de especialização busca desenvolver a atuação de professores que se dedicam à educação de jovens e adultos. Ele foi iniciado em 2013 e oferecido na modalidade a distância em Barra do Corda, Caxias, Pinheiro e São Luís. “Sabemos que há dificuldade de especialização principalmente nas cidades do interior do estado. Oferecer esse curso a distância aos professores foi a solução encontrada para contribuir com o fortalecimento do Proeja”, destacou a diretora de ensino a distância (EAD) do IFMA, Simone Andrade Santos.

Certificação

No dia 30, os alunos do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada com Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) participaram da cerimônia de certificação, receberam suas declarações e agora podem considerar-se especialistas nesta área. A cerimônia ocorreu no Cine Teatro Viriato Correia, no Campus São Luís – Monte Castelo e, no total, foram certificados 110 alunos de quatro polos: São Luís, Barra do Corda, Caxias e Pinheiro. Estiveram presentes diretores de Campus, alunos, professores, tutores e coordenadores de polo do curso de pós-graduação em PROEJA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *