Helicópteros que fazem resgates e combatem o crime chegam a 80% das cidades do Maranhão

Do alto, uma equipe de policiais e bombeiros avista uma plantação de drogas em mata fechada. É um local em que uma viatura dificilmente conseguirá chegar. De dentro do helicóptero, então, eles lançam cordas e descem de rapel para limpar a área e permitir o acesso das viaturas.

Ou, num acidente em um ponto mais distante e isolado com vítimas feridas uma viatura também levaria algum tempo para chegar ao local. Então, uma equipe com médico e enfermeiro embarca no helicóptero e em poucos minutos chega ao ponto do acidente para resgatar e atender as vítimas.

Ações como essas criadas acima fazem parte das funções do Centro Tático Aéreo (CTA), especializado em combate ao crime organizado, resgates e patrulhamento aéreo, entre outras ações. A atividade do CTA acaba de ser expandida de 72 para mais de 170 municípios maranhenses.

Em Presidente Dutra, a base foi instalada no hangar do aeroporto, em parceria com a Prefeitura daquele município. O espaço de mais de 7 mil m² conta com estrutura de apoio do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM). De lá, é possível atender 74 municípios da região central, situados em até uma hora de voo. No caso de Imperatriz, o apoio operacional é do 3º BPM, viabilizando atendimento a outras 29 cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *